(In)Felizes coincidências

segunda-feira, outubro 02, 2006

O Jogo online

O site deste jornal português dispõe de algumas funcionalidades interessantes, mas que não ultrapassam o “básico”.

Em termos de design, é bastante atractivo, porque dispõe de um contraste de cores fortes (preto e amarelo, basicamente) e na página principal é apresentada uma grande imagem da capa da edição impressa. No entanto, como forma e conteúdo andam de mãos dadas, ter um design apelativo não chega.

A navegação pelo site é bastante acessível, já que as notícias estão organizadas por temas e subtemas - futebol, modalidades, opinião e estatística – e assim se torna mais fácil ir directo ao assunto em que se está interessado.
É dado relevo aos destaques do dia, para que o leitor possa manter-se a par das notícias mais importantes de cada dia.
No entanto, se for necessário uma busca pr artigos anteriores, O Jogo online dispõe de um arquivo noticioso.
Ainda disponível está também uma secção que abrange notícias de última hora de todas as modalidades.

A participação do leitor neste site prende-se com pequenos inquéritos online de temas actuais, possibilidade de compras online – loja e clube móvel – e ainda há espaço para a opinião do leitor e são aceites as suas sugestões.

Em termos de multimedialidade o site não dispões de muitos meios. Vídeos, infografias, registos áudio, slideshows, entre outros, estão ausentes deste site.
O Jogo online usa maioritariamente imagens a acompanhar o texto e, na minha opinião, não usa apenas texto para que a leitura não se torne excessivamente “pesada”. Neste aspecto peca. Há determinados temas aos quais poderia ser dado outro tratamento. No lugar de se limitar a transcrever a edição impressa, O Jogo online podia explorar outros recursos multimédia; por exemplo, quando nos jogos mais importantes da jornada fossem dados a conhecer ao leitor os lances mais importantes da partida, poderia ser utilizado um pequeno vídeo. Outro dos aspectos a explorar seria, por exemplo, utilizar um slideshow (com ou sem som) para descrever o jogo em imagens, isto é, transcrever os momentos marcantes do jogo em questão por imagens.

Outro dos pontos fracos deste site prende-se com a pouca hipertextualidade. Os links dados ao leitor são apenas internos e para artigos anteriores relacionados com o tema em causa. Na minha opinião, poderiam ser disponibilizados outros links (externos) para jornais internacionais, por exemplo. Seria curioso saber que tratamento dá um jornal português e um jornal internacional à mesma notícia, que disparidades podemos encontrar, se há ou não parcialidade, entre outros aspectos.

Etiquetas: